terça-feira, 5 de outubro de 2010

Steampunk - Hã?

Talvez você seja familiar com Steampunk, mas não esteja ligando o nome à pessoa... Digo isso porque muita gente já viu algum filme ou leu algum livro que tem referências Steampunk, mas não sabia que o conjunto de elementos presentes nestas obras se refere, na verdade, a um estilo com nome próprio.
Alguns dizem se tratar de um subgênero da ficção ciêntífica, e eu acho que é mesmo, mas também acho que é muito mais que isso... O que inicialmente começou como um estilo literário que mistura elementos de tecnologia a vapor com a era Vitoriana, hoje toma conta do cinema, da moda, das revistas em quadrinhos, das séries de tv, das artes plásticas e eu acho, sinceramente, que vai estourar muito em breve como nova tendência em vários segmentos de consumo. Então é melhor saber logo do que se trata para que a gente não fique com aquela cara de paisagem quando alguém mencionar o assunto, certo?

Pois bem, tudo começou com os livros de Júlio Verne, H.G. Wells, Mary Shelley e etc... Eram livros que tinham como cenário a Inglaterra Vitoriana, com seus espartilhos, bengalas, cintas-liga e cartolas, mas que também incorporavam elementos tecnológicos a vapor, multiplicados por mil. Imagine uma realidade alternativa onde os costumes Vitorianos se entrelaçam com todo tipo de brinquedinhos tecnológicos. Esses "gadgets", no entanto, eram feitos com o que, na época, era tido como mais moderno: tecnologia à vapor e metais manufaturados...
Sendo um estilo que se apóia tanto no elemento visual, é difícil explicar sem mostrar, certo? Além das imagens que colei por aqui, pense em elementos da revolução industrial, engrenagens, relógios, zeppelins, máquinas do tempo, barcos que voam, em invenções impossíveis de todo tipo no melhor estilo Professor Pardal e em tons sépia, tudo isso temperado com uma pitada de Gótico e estilo Inglês Vitoriano.
Como traduzir o nome para o Português? Alguns sugerem Estilo Retrofuturista, Retrô por conta do estilo histórico e futurista por ter levado elementos modernos de volta ao passado adaptando-os à realidade da época. Outros complicam um pouco as coisas e falam em Distopia Tecnológica Gótica-Vitoriana... Humpf...
O certo, é que o estilo está bombando, a literatura estrangeira do gênero está a todo vapor (não resisti ao trocadilho) e até o Iphone já tem seu adaptador Steampunk: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4711697-EI15606,00-Acessorio+transforma+iPhone+em+telefone+antigo.html
Referências visuais no cinema: Wild Wild West, com Will Smith, A Liga Extraordinária, com Sean Connery, A Bússula de Ouro, com Nicole Kidmann, Van Helsing, com Hugh Jackmann.
No Brasil, para variar, ainda estamos engatinhando, mas já temos alguns livros do gênero publicados em português:
Vapor Punk - Relatos Steampunk publicados sob as ordens de suas Majestades, de Gerson Lodi Ribeiro e Luís Felipe Silva. Trata-se de uma coletânea de 8 histórias Steampunk sob as óticas brasileira e portuguesa.

O Mapa do Tempo, escrito pelo Espanhol Félix J. Palma, recém lançado por aqui, traz Máquinas do Tempo e até o próprio H. G. Wells como personagem ....

Para quem lê em inglês:

Leviathan, de Scott Westerfeld - a edição de capa dura deste livro é uma verdadeira obra-prima, com ilustrações dignas de colecionador.

The Iron Duke, de Meljean Brook - aqui a autora criou um ambiente único e sombrio com uma riqueza de detalhes que me deixou de queixo caído, daqueles livros que ficam na cabeça da gente por muito tempo, com direito a uma boa dose de romance para deixar as coisas um pouco mais leves.
Sites brasileiros especializados:
http://www.steampunk.com.br/, que tem até mesmo Conselho SteamPunk, com direito à Loja Rio Grande do Sul: http://www.rs.steampunk.com.br/ (O termo "Loja" não se refere à atividades comerciais, faz sim, alusão ao termo usado pela Maçonaria, uma vez que os temas que tratam de Irmandades e Sociedades Secretas são recorrentes nos livros do gênero.)
http://www.steamcon.com.br/
Também já rolam Encontros temáticos aqui nos Trópicos, como o Evento de Literatura e Estética SteamPunk no Brasil que ocorreu na Livraria Cultura de São Paulo na semana passada, ou o 1º Piquenique Steampunk Vitoriano que será em Ribeirão Preto no final deste mês.
Acredito que esta é apenas a ponta do Iceberg, acho que muito se falará sobre SteamPunk em um futuro próximo, em breve acho que veremos artigos de decoração, bijouterias, brinquedos, tudo com essa inspiração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário